terça-feira, 22 de setembro de 2009

22 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL SEM CARRO

Hoje é o dia mundial sem carro!
É uma forma de destacar o papel dos veículos no aquecimento global e chamar a atenção das pessoas para outras formas de transporte.

Quando queimam combustível, os carros emitem dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa. A maior frota de veículos do Brasil, de São Paulo, é a principal fonte de gases do efeito estufa da cidade: 65% vêm do setor de transportes. Ao mesmo tempo, a maioria das cidades investe pouco em transporte coletivo limpo e de qualidade e meios como a bicicleta, usada hoje por centenas de trabalhadores.


Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 37 milhões de brasileiros não usam o transporte público por não terem dinheiro para pagar a tarifa. Ao mesmo tempo, o governo reduz o IPI para carros novos, em uma estratégia para minimizar o impacto da crise econômica no setor automobilístico. Contudo, o subsídio não contempla condicionantes ambientais, como fez o presidente americano Barack Obama no início do ano, ao financiar a indústria americana de carros em troca de motores mais eficientes.

vamo a pé hoje.

Nenhum comentário: