domingo, 18 de dezembro de 2011

I AMsterdam 2

-Amsterdam!-

(Antes de seguir lendo este post muita ATENCÃO!!! Meu teclado é dutch. Não portugues! Sorry! Voce certamente vai encontrar muitos acentos faltando no texto a seguir!!!! Enjoy! )

Hoje faz exatamente 10 dias que cheguei em Amsterdam! Minha mãe estava certa sobre o frio congelante daqui. A média da temperatura está na casa dos 5, 6, 7 graus, o que é normal e suportável. O problema mesmo é o vento que dá a impressão de estar tudo muito mais gelado. Porém t-o-d-o-s os lugares têm calefacão. Então ninguem deixa de fazer nada por causa do frio!

Esse lugar é bem pertinho da nossa casa, e aquele ali é o traim que atravessa a cidade.

Carro divertido que as pessoas com mais idade usam pra se locomover. 
-Bicicletas-
Agora  já estou super bem adaptada. Aluguei uma bicicleta, o que mudou completamente tudo! Pedalo por toda Amsterdam e quando quero ir a algum lugar um pouco mais longe é possível andar de trem. Pois há espaco reservado para as `magrelas`.

Trem com espaco para as bicicletas.
Eu na Magere Brug.
Todos andam de bicicleta, desde o jovem até o senhor mais idoso, e é realmente muito seguro! Quase todas as ruas possuem ciclofaixas, bicicleta aqui é um meio de transporte respeitado. Acredito que isso se confirma  com a cultura da Holanda. Segundo dado do governo, em Amsterdam são 550 mil bicicletas frente a 250 mil carros.


Faixas exclusivas para os ciclistas em praticamente toda a cidade.

Bicis por todos os lados!


-To Know-
(Para quem me conhece bem, não. Ainda não caì de bici, tenho andado muito bem. outro dia atropelei uma lixeira na rua, mas só isso. Nada grave!!! Fiquei olhando para a beleza dos prédio e como eles são bonitos com seus tijolinho ä vista e  bummm!!! Lixeira no meu caminho! Mas tudo ok, uma menina me ajudou a colocar a lixeira de volta no lugar, e eu ando com tanta roupa que nao sofri nenhum arranhão, tudo certo! Já que estou escrevendo sobre situacoes engracadas, outra coisa inacreditavel que aconteceu aqui foi o tal de exercise do predio onde eu estou. Minha amiga foi pra Universidade e eu fiquei dormindo, aí pelas 9h30 da manhã me acordo com uma sirena dessas de incendio mesmo no predio. O alarme do predio tocando em todos os corredores. Uma situacao apavorante. Me acordei muito assustada. Meu deus, vou morrer em um incendio em Amsterdam, puta que pariu! Ai abri a porta da nossa moradia e a vizinha do lado calmamente fechando a sua porta. E aí nesse exato momento meu ingles evoluiu 100% porque eu eu falei muito bem, afinal precisava saber o que estava acontecendo. Porque esse alarme? É fogo? Onde? Ai a vizinha olhou pra mim e simplesmente respondeu: it is  exercise! Ou seja era simplesmente um exercicio de como se portar em caso de incendio. Todos os moradores desceram de escada até o térreo e  ai subimos de elevador. Eu como estava muito no terror-e-panico desci de pijama mesmo. Nao acreditava que aquilo podia ser uma brincadeira. What a fuck! Bom, ainda bem que era! =)


DO DISTURB!

-Education-
Outro dia, enquanto Grace estava na Universidade fui caminhando até a Central Station de Amsterdam, que é o lugar onde todos os trens se cruzam e ë um dos pontos turísticos da cidade. Durante o caminho aconteceu um pequeno acidente, duas bicicletas colidiram em um cruzamento bem ao meu lado. Ninguém parou pra olhar, só a brasileira curiosa aqui. Eis que o ciclista errado, que deveria ter parado no cruzamento e não parou, pediu desculpas e lamentou-se. Enquanto o outro, o ciclista que estava certo, em nenhum momento pareceu brabo. E sim extremamente decepcionado, desapontado com a atitude do outro cidadão. O dialógo foi rápido, nada de gritos, nem grandes gestos.
-Voce deveria ter parado no cruzamento.
-Eu sei, desculpe.
-So doing next time.
E aí cada um subiu em sua bicicleta e seguiu pedalando sem stress nenhum.
Coisa mais linda de ver!
O transito incrivelmente organizado chama muito atencão aqui em Amsterdam !
No cruzamento em frente ao apartamento onde estou, as sinaleiras além de luzes, emitem sons na hora que o pedestre pode passar. Minha amiga holandesa me chamou a atencão várias vezes enquando ia atravessando com o sinal fechado para pedestres. -Mas não vem vem carros! Defendia. -Não interessa, não é nossa vez.
É educacão pura. E costume também, porque no Brasil, sinal amarelo significa: acelera que ainda dá tempo!
Falando em acelerar e Brasil, ontem a noite conversando com um holandes da minha idade, dentro de um coffeeshop, disse que era de Porto Alegre. E qual a minha surpresa? O cara conhecia a minha cidade por causa daquele maluco Ricardo José Neis que atropelou a Massa Crítica em fevereiro desse ano. Senti muita vergonha! Isso que eu nem contei para o garoto que o Neis está solto e que a justica lenta do Brasil ainda não fez nada efetivamente sobre o caso.
Como o próprio holandes falou:
-Aqui é Massa Crítica todo o dia!

Tia com muitooooo estilo na bike!
Amsterdam street.
Muitas biciletas ficam `estacionadas` durante a noite.

-Meeting Point-
Nosso meeting point é na Leidse Plein! Uma praca lindo toda iluminada com o natal e é de fácil acesso, pois é pertinho da estacão do trem e o traim passa na frente! E também é muito próxima da Universidade da Grace, a Universiteid van Amsterdam, UVA. Inclusive já ficamos amigas das meninas que vendem churros na praca de taaaanto que vamos a Ledse Plein!


Leidse Plein.
Nosso meeting point !

Linda né?
-Galera Dutch-
Todos falam inglês aqui, é uma segunda língua fluente dos holandeses. O que é muito bom para mim e para todos os turistas. Porque dutch decididamente é impossível!!!! Sabe quando dá coceira na garganta e tem que fazer rrrrrrrrrrr pra cocar e resolver?
É isso. Parece que os holandeses estão falando e cocando a garganta ao mesmo tempo. Incrível! (Cheguei a essa conclusão da garganta cocando depois de presenciar uma discussão política no bar com a Grace e mais cinco colegas dela da faculdade. Todos fizeram uma competicão de quem cocava mais a garganta! =D )

Holandeses!

Rrrrrrr
-Muculmanas-

Me chama muito a atencao aqui em Amsterdam o grande número de muculmanas. É curioso porque elas usam roupas normais, dirigem, vão ao supermercado, a bares, s-e-m-p-r-e com aquele véu na cabeca tapando todo o cabelo. Tentei tirar fotos delas nas ruas sendo discreta mas não deu, eis que ontem em um bar, consegui!

Muculmana 1

Muculmana 2
-Então é natal!-
Sexta a noite aconteceu um concerto de natal no Dam, o "'Kerstfeest op de Dam"', um dos pontos turísticos da cidade, com uma banda e um coral cheios de emocoes natalinas! Mesmo com uma noite fria, o Dam estava lotado de turistas e também de moradores da cidade. Foi engracado ouvir "então é natal... ano novo também..."em dutch. mas foi uma noite especial! Eu sou meio brega, gosto dessas festas familiares, e não tem nenhuma relacao com religião nem presentes. É pela família mesmo. Esse vai ser meu primeiro natal longe da minha e as ruas iluminadas de Amsterdam e frias me confortam! Porque fica tudo so sweet...

Lights!

Kerstfeest op de Dam.

Merry Christmas.
Os banheiros públicos em Amsterdam são... extremamente públicos! Especificamente o masculino! Não tem nenhuma cabine divisora, e as pessoas passam bem próximo nem se importando com a situacão ao lado! Achei engracado na primeira vez que vi, mas agora já me acostumei. Nesse dia de festa natalina eles foram colocas ao redor do Dam. Olha que engracado:

Flagraaaaaaa!

-Sex Museum-

http://www.amsterdam.info/museums/sex-museum/
-Albert Cuyp Markt-

Grande, famosa e tradicional feira de Amsterdam.

Tulipas lindas e baratas à venda. Sim 3 buquets por 5 euros!

Muitas flores.

Encontra-se de tudo em Albert Cuyp Martkt!

Inclusive uma Denise morena! 



Um comentário:

Aline Ellwanger disse...

Demaaaaais, amiga!!! Esse lugar parece ser realmente incrível. Adorei o tour pela cervejaria...quaria tá ali tbm. aproveitaaaa muuuito. Tô com saudade!