terça-feira, 6 de julho de 2010

Extrema direita japonesa combate filme sobre caça de golfinhos

“The Cove,” documentário ganhador de Oscar sobre a caça de golfinhos no Japão, pareceria ser um candidato ideal aos cinemas daqui. Porém, a distribuidora ainda não encontrou nenhuma sala para exibir o filme. Confira o trailer do filme:




Se Shuhei Nishimura e seus compatriotas da ala nacionalista do Japão tiverem sucesso, nenhuma sala jamais o exibirá.
Num país que treme em desarmonia e permanece cauteloso em relação ao histórico de violência da extrema direita, os comícios de ativistas, as difamações online, os telefonemas intimidantes e as ameaças veladas de violência estão forçando os cinemas a cancelar as projeções de “The Cove” que não só retrata a caça aos golfinhos numa perspectiva desfavorável, mas também adverte sobre os altos níveis de mercúrio nos peixes, revelação perturbadora para um país apaixonado por frutos do mar.

Esse é, também, um exemplo absoluto de como o debate público sobre temas considerados delicados aqui pode ser facilmente abafado por uma pequena minoria, a mais ativa delas sendo os dez mil direitistas que sustentam posições de linha-dura em disputas contra vizinhos de Tóquio.



Outras áreas que foram eficientemente transformadas em tabu pela direita incluem a família real japonesa, os direitos para minorias étnicas, a ocupação de Tóquio em partes da Ásia no último século, o papel do país na Segunda Guerra Mundial e os grupos do crime organizado, muitos dos quais possuem estreitas ligações com a extrema direita.

Nenhum comentário: