quinta-feira, 1 de julho de 2010

Descarte do óleo de cozinha

Já falei sobre isso há algum tempo, mas volto a repetir porque é importante e os postos de recolhimento para o descarte correto do óleo de cozinha aumentaram. Já são 146 Postos de Entrega de Óleo de Fritura usado. A recomendação é colocá-los em recipientes como garrafas de plástico ou vidro para entregá-lo em um desses pontos da cidade. O óleo é encaminhado depois à reciclagem.

Quatro empresas recebem o óleo e encaminham a um destino ambientalmente correto - Celgon, Faros, Oleoplan e Ecológica. A Celgon usa o óleo como gerador de energia em suas caldeiras; a Faros utiliza como base para a produção de ração animal; a Oleoplan e a Ecológica desenvolvem biodiesel.

Por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre ela, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados em pias ou vasos sanitários.

Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio.
Tá esperando o que? Fritou? Coloca o óleo usado em uma garrafa de plástico ou pote de vidro e leva até um dos pontos de coleta de Porto Alegre.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3289-6987 e 3289-6904

E tem o site do DMLU onde tu encontras os endereços dos 146 pontos de coleta de Porto Alegre

Nenhum comentário: