sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Mais por favor

Há quem pense que a vida é complicada, é complexa, é difícil e exige muito de cada um. Há quem pense que a vida é foda! Há quem deseja ainda encontrar o guichê mais próximo, tirar outra ficha e tentar tudo de novo! O questionamento é normal e inteligente. Afinal, vamos combinar que é uma coisa bem complicada essa vida né?

Já parou para pensar que cada pequena decisão reflete uma ação e depois outra, e é assim sucessivamente na vida? Comprar uma bicicleta, ligar pra aquela pessoa, dar conta da caixa de e-mails definitivamente… Desde a hora que o despertador toca pela manhã tomamos a primeira decisão do dia: ativar a função soneca por mais dez minutos ou levantar na hora certa?

Porque tudo faz parte de um mega-processo de decisões. E aí cada um dá o que pode na vida. Já cantava Vinicius de Moraes com toda sua sabedoria: a vida só se dá pra quem se deu. E quem se doa mais, certamente leva as coisas da vida do melhor jeito. E o genial, no fundo ainda acha tudo isso de vida uma de-lí-ci-a!

O filme Feliz Obrigado Mais Por Favor, HappyThankYouMorePlease, apresenta grande parte desses paradoxos absurdos que a vida tem de uma maneira leve e sensível. Onde o protagonista do longa-metragem parece ter sempre um ponto de interrogação na expressão facial. E os outros personagens são tão peculiares, curiosos e cativantes que o filme soa como uma grande ironia.

E talvez tenha sido exatamente esse o objetivo do roteirista, diretor e ator-protagonista Josh Radnor. Mostrar a ironia da vida e sua brevidade humana, sem nenhuma pretensão ou perfeccionismo. Não é a toa que Happythankyoumoreplease venceu o prêmio do público no Festival de Sundance em 2010. De alguma maneira, e em pontos diferentes, as pessoas se identificam com a narrativa sobre seis nova yorkinos que vivem situações de amor, amizade e o processo de se tornarem adultos.

Há quem continue pensando que a vida é uma gincana de muito mau gosto que alguém lá em cima inventou para sacanear com humanos. Mas tal como o filme sugere a melhor escolha ainda é olhar para ela e dizer: Vida: Obrigada, mais por favor!


Um comentário:

Leonardo Leuck disse...

OI, nossa mto bom mesmo, sempre que posta um novo tema aqui, tu demonstra como és uma pessoa incrível, admiro mto essa tua inteligencia e essa tua maneira de manusear as palavras, estarei sempre torcendo por ti, bjao, ahh e n se esqueça... TU ÉS O MOTIVO DOS MEUS SORRISOS