quarta-feira, 30 de março de 2011

Singular encontro entre Marcel Proust e James Joyce torna-se livro

Continuando a série Meus trabalho para a faculdade. Redação jornalística.' trabalho explorando a criatividade para escrever sobre o livro Uma noite no Majestic.' O professor deu muita informação sobre o encontro, protagonistas, data,região, contexto, tudo com conteúdo.

Logo a tarefa era Escrever como se o livro fosse lançado ainda este mês no Brasil. A verdade é que  ele foi lançado há anos no país. Tanto que li resenhas do livro na internet de 2007. Tem o livro a venda no site da  Americanas.com, por R$ 41,90. naocomprei. tenho dois livro prontinhos pra eu ler. não posso furar a fila. mas confesso que deu uma vontadezinha de ler Uma noite no Majestic.
meu trabalho então: 
(com suas devidas especificações. uma aula dejornalismo! hdsuhaushau) 


ANTETÍTULO:(a regra é clara e lógica, antetítulo é aquilo que antecede, prevê, o título)
Nem mesmo canapés de peixe defumado, blinis com caviar, linguado ao molho branco com creme de leite e medalhões de cordeiro na manteiga garantem a aceitação e a estabilidade em um jantar armado para promover o encontro de dois desafetos públicos.

TÍTULO:
Singular encontro entre Marcel Proust e James Joyce torna-se livro

TEXTO:
A sobremesa também não mudou nada para os dois convidados de honra. Os seis garçons que serviam os pratos baseados nos jantares descritos na obra prima de Proust, não entendiam o porquê de tantas exigências peculiares. Ricos, só podia ser por serem ricos e não terem mais com o quê preocupar-se. De certa forma os garçons estavam certos. O casal de judeus ingleses era rico. Mais que isso, eram intelectuais. Ele, Sydney Schiff, escritor. Ela, Violet, socialite culta. A dupla programou o belo jantar para 50 convidados, entre eles o pintor Pablo Picasso, a bailarina Bronislava Nijinska e a princesa Edmond de Polignac. Princesa esta que nasceu Winetta Singer, descrita pelo historiador Richard Davenport-Hines, o qual volto a falar depois, como fabulosamente rica e discretamente lésbica. Com a desculpa de comemorar oficialmente a estréia do balé burlesco Le Renard. Balela, o objetivo do casal era promover o único encontro entre os dois maiores romancistas do século XX. 

A cidade, Paris. O palco, nada menos que o Hotel Majestic. A data, 18 de maio de 1922. O horário do jantar era marcado para meia noite, para os outros. Proust e Joyce chegaram atrasados. Quer ser notado em um evento? Chegue atrasado. Ganhou Joyce que chegou duas horas e meia depois, bêbado e maltrapilho. Dormiu na mesa demonstrando claramente a importância que dava para o evento.

Proust e Joyce: se odiavam e foram protagonistas de jantar armado para promover o inusitado encontro entre eles

Soube-se que Proust e Joyce trocaram poucas palavras mas compartilharam uma carona. Na saída do evento, Joyce entrou no carro que levava Proust, apertando o casal anfitrião e o romancista francês no banco de trás. Abriu a janela, acendeu um cigarro, sentia-se em casa. Proust assustou-se, odiava cigarro, tinha asma e queria ir para casa.

O historiador Richard Davenport-Hines, que citei no início do texto, é inglês e acaba de lançar um livro sobre esse preparado e brilhante encontro entre Proust e Joyce. A atraente obra chama-se Uma noite no Majestic, conta o diálogo que ocorreu entre os romancistas e chega no Brasil na próxima semana.

Na sequência, Proust e James Joyce:

2 comentários:

Janaina Schussler Ott disse...

oi meu nome é janaina e li persebi que o nome completo de Proust nao é marcel proust mas sim joseph louis proust ....atualiza ahe...!

Janaina Schussler Ott disse...

oi meu nome é janaina e li persebi que o nome completo de Proust nao é marcel proust mas sim joseph louis proust ....atualiza ahe...!