terça-feira, 22 de março de 2011

FACULDADE

Trabalho pra faculdade! Escolher um acontecimento -no caso, a renúncia de Churchill- e escrever uma notícia. Como se o fato tivesse acontecido ontem. -Redação Jornalística II

Churchill renuncia após último discurso
Denise Tamer

Saúde debilitada e frustração por não conseguir convencer Estados Unidos e União Soviética a acabarem com a Guerra Fria foram os principais motivos da decisão.

Winston Churchill renunciou ontem após proferir seu último discurso na Câmara dos Comuns, como Chefe de Governo. Na fala intitulada ‘Jamais Desesperar’ Churchill alertou para o risco de guerra nuclear. Aos 80 anos, o estadista alegou como motivos para renuncia a saúde debilitada e a frustração por não conseguir convencer Estados Unidos e União Soviética a acabarem com a Guerra Fria.
Consagrado por discursos memoráveis e oratória impecável Churchill anunciou sua renuncia ao mandato de primeiro-ministro concluindo em emocionado discurso: -virá o dia em que a equidade, o jogo limpo, o amor ao próximo, o respeito à justiça e à liberdade, farão as gerações atormentadas marcharem serenas e confiantes, deixando para trás a era hedionda que nos cabe viver.
O político conservador britânico, escritor, jornalista e historiador foi Primeiro-Ministro do Reino Unido durante Segunda Guerra Mundial. Tem como mérito político ter sido um dos poucos a prever a invasão de Hitler. Enquanto a elite britânica via em Hitler uma saudável proteção e barreira contra o comunismo Churchill era crítico do nazismo alemão e defendia recursos destinados à militarização. Aos 65 anos de idade, em 1940, foi eleito Primeiro-Ministro britânico e manteve unido o povo durante os bombardeios sistêmicos da Alemanha sobre Londres e outras cidades do país.
Churchill, mesmo longe do Parlamento, é figura inesquecível. Diversos incidentes tornam sua carreira no mínimo curiosa e muito marcante. O político não gostava de interrupções durante seus incendiados discursos. Certa vez uma deputada o oposicionista solicitou o aparte. Interrompendo seu discurso disse: se V. Exa fosse meu marido colocaria veneno no seu café. Churchill respondeu, após certo silêncio, que se marido da deputada com certeza tomaria o tal café.
Churchill poderá a partir agora, após sua renúncia, discursar sem ninguém interrompê-lo, nem mesmo a história.


O que eu espero, senhores, é que após um razoável período de discussão, todos concordem comigo.
Churchill Winston

Nenhum comentário: