quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bears, por Kent Rogowski

Volto pra casa de carona quase que diariamente com meu colega de trabalho e amigo,  Capu. Ele ganhou de presente da namors dele um cachorrinho de pelúcia muito querido, que ainda late, e funciona como um fantoche. O ursinho sempre fica no carro, do lado dele. Tipo um companheiro, tipo um cachorro.
Aí  me divirto no caminho de volta com a pelúcia fofa.. E chego até mais rápido em casa, entre trocas de idéias e latidos que faz o presente do Capu!
Passou a semana e hoje tava viajando em alguns site de arte, nem sei bem porque, e encontrei o artista Kent Rogowski.
Sinceramente sempre gostei do avesso. Talvez por isso um dos trabalhos dele me chamou tanta atenção.  E não uma super-novidade-de-ontem-que-ninguém-viu-mas-só-porque-é-novo-é-bom. Não. Não sou assim.
Kent Rogowski criou uma série de retratos do tipo bem louco e fora do normal. (Lançou até livro. E está à venda no seu site.)
Impensável. 
Sabe aqueles  ursos de pelúcia fofos? Tipo que a namors do Capu deu pra ele?
Pois eles, os ursinhos fofos, foram virados do avesso e preenchidos de novo. Ou seja, eles continuaram fofos. Mas do avesso.













Juntas, essas imagens formam bichos estranhos mas estranhamente familiares.
Ficaram feios, mas ainda assim cativam. O artista oferece uma metáfora:  estes ursos, que viveram e amaram e perderam tanto quanto seus donos, têm sofrido e suportado por tudo isso. E em virtude de revelar seu núcleo interno poderíamos entender melhor a nossa vida.
O que acharam?

Nenhum comentário: