quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Caça às baleias

Viram o barco da Sea Shepherd que foi partido ao meio por um navio baleeiro nas  águas do Território Australiano Antártico?

Enquanto o barco da ONG protestava pelo fim da caça às baleias o navio japonês, Shonan Maru No.2 colidiu no pequeno e preto catamarã onde havia 6 tripulantes. Veja com os próprios olhos e depois leia o contexto dessa barbárie que acontece contra as baleias.





Contexto:
Em 1986, a Comissão Internacional Baleeira (CIB – em inglês, IWC – International Whaling Comission) ordenou uma moratória em todo o mundo à caca comercial as baleias. Desde então, três nações – a Islândia, Noruega, e Japão – sacrificaram brutalmente mais de 25.000 baleias debaixo do disfarce de pesquisa científica e por motivos comerciais. É inadmissível que em 2010 seja preciso matar baleias para realizar uma pesquisa científica!!!  O Japão tenta justificar sua atividade baleeira com o argumento de que está promovendo pesquisas científicas para reunir dados sobre o tamanho e a estrutura das populações de baleias. No entanto, tais informações poderiam muito bem ser coletadas por pesquisas que não envolvessem a morte de animais. A "caça científica" é uma falsa justificativa para os baleeiros continuarem caçando comercialmente, apesar da proibição.
Já a Noruega contesta abertamente a moratória e caça comercialmente cerca de 500 baleias minke por ano. A Islândia, por sua vez, retirou-se da CIB em junho de 1992 e manteve sua caça até 2007, quando anunciou que interromperia a atividade por falta de mercado consumidor.
No Japão não há falta de mercado, pois é tradicional do país o consumo de carne de baleia.

Outros vídeos sobre a caça às baleias:






Nenhum comentário: