segunda-feira, 3 de novembro de 2008




































Este final de semana fui para uma fazenda no Uruguay e fiquei impressionada com a plantação de eucalipto na região. Infelizmente, a empresa que está fazendo isso tem licença ambiental do governo uruguaio. A plantação está mudando completamente a paisagem natural (o pampa) do local. E a biodiversidade também sofre. É forte o uso de herbicidas para matar o pasto nativo ao redor da muda plantada. Pasto este, que fica amarelado e com o tempo morre. Fiquei impressionada com a agressão à natureza, tirei algumas fotos e escolhi as melhores (ou piores!) para vocês verem.
Essa região é na fronteira com o Brasil, perto da cidade de Jaguarão. Sei que não é no nosso país, mas os impactos ambientais não conhecem fronteiras, as consequências são globais. Tenho a impressão que as empresas internacionais, esta em questão é dos EUA, vêm para países da américa latina explorar e comprar nossa riqueza natural. Um absurdo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Denise, estava pesquisando algo sobre a plantação de eucaliptos no Rio Grande do Sul e coincidentemente vim parar no seu blog. Parabéns pelo documentário! Aliás, todo o seu blog é digno de admiração e respeito. Nos fortalece ver pessoas discutindo e expondo de forma ativa essa realidade de exploração que insiste em se manter presente nos países de terceiro mundo. Ah, coincidência porque a dias atrás nos conhecemos no Odomode. Vou deixar meu contato, caso tenhas notícias interessantes para passar – m.bagatini@hotmail.com – Um Abraço

Anônimo disse...

E ai Denise?! Encontrei teu blog por acaso, te conheci no CV2009 UFRGS. Entra em contato pra dizer se foi aprovada (d_adsc@hotmail.com). Parabéns pelo blog e pelo seu relato dessa situação preocupante a respeito da ocupação da terra na metade sul do RS e Pampa Uruguaio por parte desses grandes grupos internacionais. Verdadeiro jornalismo investigativo héin? Abraço.
Daniel