quinta-feira, 31 de março de 2011

quarta-feira, 30 de março de 2011

Singular encontro entre Marcel Proust e James Joyce torna-se livro

Continuando a série Meus trabalho para a faculdade. Redação jornalística.' trabalho explorando a criatividade para escrever sobre o livro Uma noite no Majestic.' O professor deu muita informação sobre o encontro, protagonistas, data,região, contexto, tudo com conteúdo.

Logo a tarefa era Escrever como se o livro fosse lançado ainda este mês no Brasil. A verdade é que  ele foi lançado há anos no país. Tanto que li resenhas do livro na internet de 2007. Tem o livro a venda no site da  Americanas.com, por R$ 41,90. naocomprei. tenho dois livro prontinhos pra eu ler. não posso furar a fila. mas confesso que deu uma vontadezinha de ler Uma noite no Majestic.
meu trabalho então: 
(com suas devidas especificações. uma aula dejornalismo! hdsuhaushau) 


ANTETÍTULO:(a regra é clara e lógica, antetítulo é aquilo que antecede, prevê, o título)
Nem mesmo canapés de peixe defumado, blinis com caviar, linguado ao molho branco com creme de leite e medalhões de cordeiro na manteiga garantem a aceitação e a estabilidade em um jantar armado para promover o encontro de dois desafetos públicos.

TÍTULO:
Singular encontro entre Marcel Proust e James Joyce torna-se livro

TEXTO:
A sobremesa também não mudou nada para os dois convidados de honra. Os seis garçons que serviam os pratos baseados nos jantares descritos na obra prima de Proust, não entendiam o porquê de tantas exigências peculiares. Ricos, só podia ser por serem ricos e não terem mais com o quê preocupar-se. De certa forma os garçons estavam certos. O casal de judeus ingleses era rico. Mais que isso, eram intelectuais. Ele, Sydney Schiff, escritor. Ela, Violet, socialite culta. A dupla programou o belo jantar para 50 convidados, entre eles o pintor Pablo Picasso, a bailarina Bronislava Nijinska e a princesa Edmond de Polignac. Princesa esta que nasceu Winetta Singer, descrita pelo historiador Richard Davenport-Hines, o qual volto a falar depois, como fabulosamente rica e discretamente lésbica. Com a desculpa de comemorar oficialmente a estréia do balé burlesco Le Renard. Balela, o objetivo do casal era promover o único encontro entre os dois maiores romancistas do século XX. 

A cidade, Paris. O palco, nada menos que o Hotel Majestic. A data, 18 de maio de 1922. O horário do jantar era marcado para meia noite, para os outros. Proust e Joyce chegaram atrasados. Quer ser notado em um evento? Chegue atrasado. Ganhou Joyce que chegou duas horas e meia depois, bêbado e maltrapilho. Dormiu na mesa demonstrando claramente a importância que dava para o evento.

Proust e Joyce: se odiavam e foram protagonistas de jantar armado para promover o inusitado encontro entre eles

Soube-se que Proust e Joyce trocaram poucas palavras mas compartilharam uma carona. Na saída do evento, Joyce entrou no carro que levava Proust, apertando o casal anfitrião e o romancista francês no banco de trás. Abriu a janela, acendeu um cigarro, sentia-se em casa. Proust assustou-se, odiava cigarro, tinha asma e queria ir para casa.

O historiador Richard Davenport-Hines, que citei no início do texto, é inglês e acaba de lançar um livro sobre esse preparado e brilhante encontro entre Proust e Joyce. A atraente obra chama-se Uma noite no Majestic, conta o diálogo que ocorreu entre os romancistas e chega no Brasil na próxima semana.

Na sequência, Proust e James Joyce:

segunda-feira, 28 de março de 2011

para bicicleta.

encontrei um material meu velho. velho mesmo. então resolvi postar. aham, posso guardar tudo aqui. ;)





e agora eu tenho uma caloi 100. 2011 lá vou eu com
vento na cara

Post bem atrasado. mas tá valendo.

Querem ler o texto que escrevi pro blog Estúdio da Atlântida sobre o show da Shakira?
pra ler é só clicar aqui.


me, and my sisters no show da SHAKIRA:
(Doris, Deise e Denise. meus pais  amam a letra D.)

terça-feira, 22 de março de 2011

FACULDADE

Trabalho pra faculdade! Escolher um acontecimento -no caso, a renúncia de Churchill- e escrever uma notícia. Como se o fato tivesse acontecido ontem. -Redação Jornalística II

Churchill renuncia após último discurso
Denise Tamer

Saúde debilitada e frustração por não conseguir convencer Estados Unidos e União Soviética a acabarem com a Guerra Fria foram os principais motivos da decisão.

Winston Churchill renunciou ontem após proferir seu último discurso na Câmara dos Comuns, como Chefe de Governo. Na fala intitulada ‘Jamais Desesperar’ Churchill alertou para o risco de guerra nuclear. Aos 80 anos, o estadista alegou como motivos para renuncia a saúde debilitada e a frustração por não conseguir convencer Estados Unidos e União Soviética a acabarem com a Guerra Fria.
Consagrado por discursos memoráveis e oratória impecável Churchill anunciou sua renuncia ao mandato de primeiro-ministro concluindo em emocionado discurso: -virá o dia em que a equidade, o jogo limpo, o amor ao próximo, o respeito à justiça e à liberdade, farão as gerações atormentadas marcharem serenas e confiantes, deixando para trás a era hedionda que nos cabe viver.
O político conservador britânico, escritor, jornalista e historiador foi Primeiro-Ministro do Reino Unido durante Segunda Guerra Mundial. Tem como mérito político ter sido um dos poucos a prever a invasão de Hitler. Enquanto a elite britânica via em Hitler uma saudável proteção e barreira contra o comunismo Churchill era crítico do nazismo alemão e defendia recursos destinados à militarização. Aos 65 anos de idade, em 1940, foi eleito Primeiro-Ministro britânico e manteve unido o povo durante os bombardeios sistêmicos da Alemanha sobre Londres e outras cidades do país.
Churchill, mesmo longe do Parlamento, é figura inesquecível. Diversos incidentes tornam sua carreira no mínimo curiosa e muito marcante. O político não gostava de interrupções durante seus incendiados discursos. Certa vez uma deputada o oposicionista solicitou o aparte. Interrompendo seu discurso disse: se V. Exa fosse meu marido colocaria veneno no seu café. Churchill respondeu, após certo silêncio, que se marido da deputada com certeza tomaria o tal café.
Churchill poderá a partir agora, após sua renúncia, discursar sem ninguém interrompê-lo, nem mesmo a história.


O que eu espero, senhores, é que após um razoável período de discussão, todos concordem comigo.
Churchill Winston

terça-feira, 1 de março de 2011

volta às aulas=MARÇO!

Hoje as férias da faculdade acabaram. de volta à PUC. de volta à Famecos e tudo de novo.
têm pontos positivos, tipo aquela biblioteca absurdamente excitante e inútil da PUC. e o nobríssimo buteco RUSSO do outro lado da rua do campus da PUC,  eu já falei dele por aqui. sendo assim, vamos ao que interessa:
 querendo economizar uns pilas e reaproveitar os materiais, mexi nos meus cadernos dos semestres passados.  vou reutilizá-los. usando asfolhas que ainda não foram usadas. Entre as folhas usadas, materias e  textos que escrevi finalzin de 2010. resolvi publicar! leia goela abaixo e seja feliz!


Veja bem amor, aqui no sul do mundo o céu é tomado de estrelas e a lua ilumina tanto que faz sombras nas árvores em frente à casa  no meio do campo. Sabe quando a gente se lembra que sim, somos apenas poeira cósmica e a vida é transitória? E nessa transitoriedade ligeira e fulgás vivemos. É tão dificil confiar nas pessoas, parece que todos têm o pé atrás com todos. Mas que inferno é esse que se vive cuidando as costas pra não levar boladas? A franqueza é uma das principais qualidades dos homens. Então porque as vezes não agimos de uma maneira honesta?
Tão simples ser o que se é, em essência... dizem que o crescimento interior constante é a busca do conhecimento, do conhecimento de si.
Li que a  casada gente é o lugar de andar NU DE CORPO E ALMA, e sítio pra falar sozinha. Quem não curte andar pelado pela casa?  O negocio é andar pelado com sentimentos e ações também. Ser o que se é, como um copo de cerveja gelado e cheio, que é  simplesmente é o que é, até acabar em uma garganta felizarda.

felizmarço de 2011.